Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Cobrança no trabalho

Dano Moral ?

Publicado por Nanda Oliveira
há 10 anos

Quando está cobrando uma dívida, é comum que a instituição financeira vença o devedor pelo cansaço. Várias ligações ao dia, em todos os horários possíveis e imagináveis, aos finais de semana, à noite. E não há nada que o devedor diga, que seja capaz de aplacar essas ligações, a menos que decida pagar a dívida.

No entanto, pode ser que o devedor não concorde ou até mesmo queira negociar o débito em condições melhores, o que não é possível, haja vista os juros em progressão geométrica que lhe são cobrados. Até que chega o dia em que o devedor resolve deixar de atender essas ligações.

O próximo passo da instituição financeira é buscar o seu trabalho. As ligações são diárias e vexatórias, expõe o devedor perante os colegas e geralmente acaba levando ao pagamento da dívida mesmo que discorde dela.

Os serviços de cobranças são permitidos, mas nunca poderão expor o consumidor ao ridículo e nem mesmo conter ameaças ou ofensas. Fica permitido, portanto, ligar para o trabalho, mas fica proibido falar para os colegas de trabalho que o motivo da ligação é a existência de uma dívida. Mas será que é permitido ligar todos os dias para o trabalho? E será que ao ligar todos os dias para o trabalho por si só não deixa claro que o banco está realizando cobranças?

Nos termos do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor, CDC, o inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça e ainda terá direito de ressarcimento em dobro em caso de cobrança indevida.

Além disso, o Código Civil, também trata do assunto no Art. 187 ao definir que também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.

São interpretadas como ameaçadoras as cobranças realizadas de forma repetida, várias vezes ao dia, chegando a atrapalhar o trabalho da pessoa cobrada e vexatórias as que expõe a pessoa cobrada a estranhos, em seu local de trabalho e em sua vizinhança. Neste ponto também cumpre informar que o devedor não pode ser incomodado em seu trabalho e nem em seus momentos de descanso, tidos como os períodos de finais de semana e nos horários não comerciais, antes das oito da manhã e após as oito da noite.

Desse modo, essas situações são sim passíveis de reparação por danos morais, mas não somente. De acordo com o Art. 71 do CDC[1], tal modalidade de cobrança é criminosa, cabendo inclusive o registro de ocorrência policial desde que seja possível provar a ofensa, o que pode ser feito pela impressão dos registros em telefone celular, ou por prova testemunhal de pessoas próximas que tenham conhecimento dos fatos.

Em geral, o consumidor coagido, sente-se humilhado e desmerecedor de respeito e tratamento digno. É o que devemos combater. Sabemos que é pleno direito do credor reaver seus créditos e não ficar no prejuízo, mas a ele se aplica a lei, assim como se aplica ao devedor.


[1] Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações9
  • Seguidores59
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações41952
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/cobranca-no-trabalho/144227898

Informações relacionadas

Vozes do Povo Consumidor, Gerente de Comunicação
Artigoshá 5 anos

Ligações de cobrança no seu trabalho, pode?

Matheus Lopes, Advogado
Artigoshá 2 anos

Cobrança de dívida - cobrança abusiva/vexatória

Vozes do Povo Consumidor, Gerente de Comunicação
Artigoshá 5 anos

10 dicas para lhe ajudar com cobranças de dívidas abusivas e no telefone do seu trabalho

Marcílio Guedes Drummond, Advogado
Artigoshá 8 anos

Consumidor: Cobrança abusiva é proibida por lei

Professor Luiz Claudio Borges, Advogado
Artigoshá 5 anos

A cobrança de dívida à luz do Código de Defesa do Consumidor

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Essa é pra o Robson Assunção que descobriu uma solução incrível, aproveita e também descobri outra solução pra gerar mais empregos e não existir mais demissões, e ver também como abaixar taxas e juros que são um absurdo nesse país. continuar lendo

Exatamente... esse sujeito robson assunção deve morar no Canadá ou em um país Escandinavo e não no Brasil onde existem milhões de desempregados e que graças aos nossos malditos políticos tem umas das maiores cargas de impostos e juros do mundo. continuar lendo

Isso de refere ao funcionário mas o que a empresa deve fazer quando recebe inúmeras ligações de cobrança ref. funcionarios já demitidos. mesmo dizendo que eles já não estão mais conosco as financeiras ligam insistentemente chegando a atrapalhar o andamento do trabalho. continuar lendo

Isso está acontecendo comigo, porém eu sou o funcionário que trabalhou numa empresa que ficou devedora. Por algum motivo do desconhecido, meu nome ficou como contato, dado por algúem que nao informam quem. Todos os dias ligam pra mim na empresa nova (já passei por outras depois da devedora), procurando o responsavel pelo financeiro daquela empresa. No momento estou pegando os protocolos quando ligo, pois ja informei o telefone do dono da empresa, mas so ligam pra mim. Nunca fui socio, dono ou mesmo fiador, mas isso nao parece importar pra financeira. Sigo atendendo as ligações e anotando dia e horario. fora os prints da tela e gravações de celular. Estou esperando que as ligações cessem. Caso contrario... continuar lendo

Estou com esse problema e passando por constrangimentos seguidos, pois me ligam no celular o dia todo e agora na empresa que trabalho me expondo ainda mais.
Não renegociei a dívida pois não tenho condições no momento... Sempre pedem entrada e outras coisas que não dá pra arcar de uma vez e com isso as ligações continuam, as vezes 10 minutos depois de já ter falado tudo isso com um primeiro atendente.
Como devo proceder? continuar lendo

Todos querem receber. Até hoje, nunca vi uma empresa ou financeira que não facilitasse o pagamento de débito em atraso. Aliás, é mais fácil pagar algo muito atrasado, do que algo com pouco tempo em atraso. Sugestão para que parem de ligar: ofereça você o acordo. Vc deve mesmo, então nada mais justo do que tentar pagar. Ao oferecer acordo, ofereça um valor que vc possa honrar em dia e honre. Certeza de que aceitam. até desconto dão. Claro que vc fica marcado pro resto de sua vida bancária. Isso é fato. Mas ao menos o cpf, o nome e a consciencia estarão limpas. Renegocie sua dívida. continuar lendo

Boa Davi Pereira.
É só pagar! Por que ninguém pensou nisso?
Eles até dividem! Que solução extraordinária! Por que 63,4 milhões de pessoas com o nome no SPC não pensaram nisso? continuar lendo

Passo por caso desse, todo dia a empresa liga me cobrando, porém já expliquei a situação pra eles, que fui vítima de golpe perdi o carro está em processo de reparação do mesmo, e enquanto não resolver não tem como eu pagar, onde devo entrar com uma ação para que a empresa de cobrança pare de ligar e me expôr ao ridículo pois ligam umas 10x ao dia ou mais. continuar lendo